quinta-feira, 23 de junho de 2011

XI Festival de Música de Ourinhos

 

alt

Há onze anos o inverno ourinhense tem a paisagem enriquecida com a realização do Festival de Música. O evento reúne em Ourinhos centenas de músicos e educadores para uma semana de estudos e confraternização. O diferencial do evento está no espaço destinado à música popular, especialmente a instrumental, a preocupação com a qualidade pedagógica, a ênfase na divulgação da música brasileira, o envolvimento da cidade e o carinho dedicado a professores e alunos.

O Festival oferece 41 cursos, workshops, shows, exposições e exibição de filmes e tanto a proposta pedagógica como a programação artística tem sido marcadas pela diversidade. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Ourinhos, através da Secretaria de Cultura, que elegeu como proposta inspiradora para os trabalhos em 2011 um diálogo com a cultura nordestina. A idéia se fortaleceu com a decisão de homenagear Luiz Gonzaga durante o XI Festival de Música, e através dele reverenciar essa cultura tão brasileira e pouco conhecida e vivenciada pelo sudeste do país.

A obra de Luiz Gonzaga e sua importância para a valorização da música e cultura nordestinas têm sido tema de pesquisa dos estudantes ourinhenses desde o início do ano. Além do compositor nordestino, o XI Festival de Música de Ourinhos também presta homenagem ao músico mineiro Edmundo Villani-Cortes. Pianista, compositor e arranjador, têm atuação intensa tanto na música de concerto como na popular.

Nos últimos dez anos, o Festival de Música de Ourinhos comprovou a importância da vontade política para realizar investimentos na área da cultura, favorecendo o envolvimento da cidade e a interação com outros setores da economia, além de reforçar o papel das ações culturais como alternativa eficiente para as políticas públicas voltadas à promoção do ser humano.

Curiosidades sobre a Música

Para criar suas músicas, Ludwig van Beethoven (1770-1827) despejava água gelada sobre a cabeça. Garantia que isto estimulava o cérebro. Beethoven era totalmente surdo quando compôs a Nona sinfonia. Ele sofreu perda parcial da audição aos 32 anos e aos 46 não podia ouvir mais nada.


Qual a dferença entre uma orquestra sinfônica e uma filarmônica?
Todas as orquestras filarmônicas são sinfônicas. O adjetivo filarmônica, que vem do grego e significa "amante da música", representa as orquestras financiadas por sociedades privadas.



Spalla é a palavra italiana que designa o primeiro violino. Depois do regente, ele é o comandante de toda a orquestra. O primeiro violino fica bem à esquerda do maestro.


A classificação do timbre da voz humana, do mais agudo ao mais grave.Masculino: tenor; barítono; baixo.
Feminino: soprano; meio-soprano; contralto.

Por Adhemar de Campos ( músico, compositor e pastor auxiliar na Igreja Comunidade da Graça no Brasil)

Deus é musical e é a origem da música

O livro de Jó, no capítulo 38, versículos de 4 a 7, relata o momento sublime da criação. Lá estava o Todo-Poderoso “lançando os fundamentos da terra”. O versículo 7 nos traz a impressionante revelação de que havia música na criação: “…quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam…”

Deus é compositor

Até parece brincadeira, mas a verdade é que o texto bíblico nos revela ter havido um dia em que o Senhor Deus resolveu se comunicar com seu povo através de um cântico de sua autoria: “Escreverei para vós outros este cântico, e ensinai-o aos filhos de Israel; ponde-o na sua boca, para que este cântico me seja por testemunha contra os filhos de Israel” – Deuteronômio 31:19.

Deus é Criador de Instrumentos

“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom…” Gênesis 1:31. Lá estava o Éden, jardim de Deus. De acordo com Ezequiel 28:13-15, havia no Éden um lugar, mais precisamente um monte santo, onde um querubim especial tinha a responsabilidade do serviço musical. Para isso ele dispunha de alguns instrumentos, entre eles: pífaros e tambores, com os quais cumpria o propósito divino.
Outra importante revelação bíblica: “…a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estavam em ti; no dia em que foste criado foram preparados” – v. 13. Aqueles instrumentos foram preparados por alguém, certo? Quem foi este alguém? A resposta é: o Senhor Deus!
Quando o querubim foi colocado naquele lugar, encontrou tudo pronto. O Deus Todo-Poderoso já havia preparado para ele os instrumentos musicais.

Depois da obra da cruz, onde se deu a restauração espiritual e moral do homem, também foi restaurada a musicalidade divina. Davi declara que depois de ter sido tirado de um lago horrível, do poço de perdição, foi colocado sobre uma rocha (a figura de Cristo) e recebeu um cântico novo (Salmos 40:2-3).
Este cântico novo é a música divina presente no homem regenerado, e que agora faz parte de sua nova vida (Salmos 42:8), de seu relacionamento com Deus (Salmos 30:12), com os seus irmãos (Efésios 5:19) e de seu testemunho diante dos homens (Salmos 40:3; Salmos 126:2).
Agora entendemos o propósito divino com relação à música. Ela foi criada por Deus e colocada no homem para que este o adore com amor todos os dias e por toda a eternidade!

“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todas as terras. Cantai ao Senhor, bendizei o seu santo nome; proclamai a sua salvação, dia após dia” – Salmos 96:1-2.

http://www.adhemardecampos.com.br/

Monte seu repertório (Odeon)