quarta-feira, 27 de julho de 2011

Polca

A Polca é um estilo musical e de dança, de compasso binário, com uma figuração rítmica característica no acompanhamento. Originou-se na região da Boêmia (Império Austríaco), no início do século XIX, com difusão posterior por toda a Europa e parte da América.

Polca

Dica do Dia com Bob Wyatt

Barney Kessel

Barney Kessel (Muskogee, Oklahoma, 17 de outubro de 19236 de maio de 2004) foi um guitarrista de jazz norte-americano.
Aos dezesseis anos começou a tocar guitarra influenciado pelo estilo de Charlie Christian, seu grande ídolo. Aos dezenove anos mudou-se para Los Angeles onde rapidamente se estabeleceu entre os grandes músicos da cidade.
Em 1973 formou com os guitarristas Herb Ellis e Charlie Byrd o grupo Great Guitars. Em 1983 fez seu debut em Nova Iorque como líder.
Em 1992 sofreu um infarto que o forçou a dedicar-se somente a dar aulas e no início de 2001 foi diagnosticado um câncer no cérebro, que causou sua morte em 2004.
Em entrevista ao jornalista Jotabê Medeiros - 21 de setembro de 2008 (Estadão), Eumir Deodato citou que Barney Kessel influenciou diversos músicos da Bossa Nova, dentre os quais ele mesmo e João Gilberto. O disco que mais marcou no Brasil foi o de Barney Kessel e Julie London, publicado pela Musidisc.

Barney Kessel - Autumn Leaves (1979)